Você sabe proteger sua pele da exposição do sol? Dê uma olhada nestas dicas de cuidados com a pele no verão para deixar sua pele linda e plena.
Verão é sinônimo de praia e amamos praia! A praia faz muito bem para o seu corpo. Lá você sintetiza a vitamina D proveniente do sol e sua pele fica mais suave por causa dos minerais e oligoelementos dissolvidos na água do mar. Um banho de mar de 15 minutos regenera a pele, bem como o banho de sol de forma gradual.
Lembre-se: excesso de sol prejudica a sua pele e traz consequências como manchas, ressecamento e até mesmo doenças como o câncer de pele. Cuidar da sua pele é essencial para evitar ressecamentos e maltratar o seu corpo.
Como você é a coisa mais importante da sua vida, compartilhamos essas dicas de cuidados com a pele no verão, que permitirão você cuidar da sua pele, aproveitar ao máximo sua temporada no sol e destacar sua beleza natural – sua pele agradecerá muito.
1º passo – comece os cuidados com a pele antes de se expor ao sol
Os cuidados com a pele no verão começam antes mesmo de sair de casa. Hidratar o corpo parece óbvio, mas não se trata apenas de tomar água.
Esfolie a pele do rosto e corpo. As células mortas serão removidas e a pele passará a ter uma aparência suave e radiante. Use um uma bucha com um esfoliante da sua preferência antes de tudo. Depois aplique um creme ou gel hidratante na pele antes de ir a praia, piscina ou qualquer outro lugar que deixará você exposta ao sol.
As pernas ficarão mais bonitas se você fizer a depilação pelo menos 24h antes de se expor ao sol e evitará manchas ou irritações. Se não for possível, depile-se 24h depois do sol.
Não esqueça das suas mãos. Cremes e esmaltes protegem além de proporcionar uma boa aparência. Quanto aos pés, vá à pedicure ou podólogo antes da exposição ao sol. Os pés ficam expostos o tempo todo aos raios solares e são muito sensíveis. Use cremes e passe uma base nas unhas para protegê-las também.
2º passo – prepare sua pele para o sol
Protetor solar, sempre! Tenha vários protetores com vários graus de proteção. O FPS no protetor solar quer dizer qual é o Fator de Proteção Solar, ou seja, a medida do protetor contra os raios solares ultravioletas, que são responsáveis pelas queimaduras em nossa pele desprotegida.
O número FPS indica quanto tempo podemos ficar expostos aos raios solares sem que os danos causados por eles aconteçam. Por exemplo: um protetor solar FPS 30 quer dizer que você pode ficar 30 vezes mais tempo sob os raios solares. Ou seja, se sua pele leva 5 minutos para sofrer com os danos do sol, significa que você pode ficar 30 vezes mais que esse período, ou seja, você fica protegido por 150 minutos.
No início da manhã, o sol é mais fraco, então você pode usar um FPS fator 15. Quando o sol atingir seu pico, aplique um protetor solar com FPS 45 ou mais. Ao entrar na água, reaplique ao retornar à areia. Mesmo que o frasco diga que é à prova d’água, o protetor solar perde sua eficácia quanto à duração da proteção da sua pele.
Use chapéu com abas largas, ele dará proteção extra ao seu couro cabeludo, rosto, pescoço e parte dos ombros.
Tempos nublados enganam. Você deve proteger sua pele mesmo assim. O mormaço pode causar queimaduras e tirar sua noite de sono. Não esqueça dos joelhos, orelhas e pés – essas áreas não sentem os efeitos como as demais partes do seu corpo. Quando você perceber, já será tarde demais.
Não fique com preguiça de levar o guarda-sol e uma toalha ou canga. O guarda-sol fornecerá proteção extra e toalhas ou canga evitam que a areia grude na pele enquanto estiver usando filtro solar.
Não esqueça a bolsa de praia para colocar todos os seus pertences de forma mais organizada e que protegerá seus pertences do sol, areia e água. a FATA tem modelos lindos, confortáveis e resistentes para carregar tudo aquilo que precisar levar à praia.
3º passo – alimentos que oferecem proteção extra
Alguns alimentos oferecerem nutrientes mais resistentes aos efeitos do sol e protegem seu corpo de dentro para fora.
Citrinos
O alto valor de vitamina C presentes em laranjas, limões e tangerinas, juntamente com a vitamina E, evita queimaduras solares. Além disso, possuem antioxidantes que previnem câncer de pele.
Cenouras
Possuem beta-caroteno que atua como refletor parcial dos raios solares, além de ajudar no bronzeado.
Morangos
Também possuem antioxidantes e vitamina C.
Chá verde
Protege contra a inflamações provenientes de queimaduras causadas pelos raios UV.
Romã
Além de contar com antioxidantes, a fruta contém ácido elágico, que protege as células dos raios solares.
Amêndoas
Possuem vitamina E e quercetina, que protegem a pele do sol e ajuda a repará-la, evitando assim a degradação do colágeno pela luz solar.
Uvas roxas
Possuem quercetina e polifenóis que combatem o excesso de radicais livres responsáveis pelo aparecimentos de doenças e do envelhecimento precoce da pele.
Tomate
Esse fruto possui compostos fitoquímicos chamados de carotenóides, e um deles é o licopeno – substância responsável pela cor vermelha dos tomates. Enquanto a cenoura proporciona um bom bronzeado, os antioxidantes presentes no tomate protegem a pele contra os danos causados pelos raios UV.
Açafrão
Esse tempero é um antioxidante que possui propriedades anti-inflamatórias, que além de proteger, ajuda a reparar a pele durante a exposição solar.
Você poderia levar com você alguns desses alimentos e consumi-los enquanto estiver na praia, na piscina… Além de gostosos, são snacks saudáveis. Use uma bolsa ou lancheira térmica para transportar da forma mais segura, além de mantê-los fresquinhos. Nada de coxinha na praia, hein?
4º passo – Cuidados com a pele depois do sol
Depois de passar um dia inteiro exposto ao sol, você deve cuidar da pele mesmo depois de tomar sol e tomar todas as precauções para evitar doenças e incômodos. Faça uma pequena rotina para proteger sua pele:
- Tome uma ducha ou um banho. Use a água para remover vestígios de impurezas, o sal do mar ou o cloro da piscina;
- O banho recupera o tom da pele e a melhor maneira de hidratar sua pele é usar óleos essenciais. Eles também ajudam o corpo a relaxar;
- Quer manter o bronzeado? Adicione ao banho uma infusão de chá preto em um litro de água – é um autobronzeador e o chá irá ajudar a nutrir a pele;
- Após o banho, aplique produtos específicos para pós-sol, pois ajudam a acalmar, hidratar e evitar manchas na pele;
- Antes de dormir, aplique um hidratante facial e corporal que você está acostumada, assim você contribuirá para uma melhor regeneração da pele.
O que achou dessas dicas de cuidados com a pele no verão? Aproveite e leia também o nosso post 13 ítens obrigatórios para levar para a praia e faça um check-list para não esquecer nada.