Hoje vou falar um pouco sobre hortinhas, e a importância do cultivo consciente. Em nosso dia a dia agitado e com horários malucos, por mais que busquemos uma alimentação mais saudável, muitas vezes nos deparamos com alguns obstáculos.
Sabe aquela velha frase de nossas mães “Tem que comer mais salada, menina (o)!”? Pois bem, é isso mesmo, teríamos que comer mais legumes, verduras e vegetais em geral, mas em um mundo onde a produção agrícola nada mais é que um negócio, fica difícil fugir de alimentos cheios de agrotóxicos e pesticidas, e a absorção desses venenos é, extremamente, prejudicial à nossa saúde.
A venda de alimentos orgânicos tem aumentado, porém, apesar de conseguirmos encontrar produtos mais saudáveis e de melhor qualidade com certa facilidade, esses produtos ainda não estão disseminados em nossa cultura e apresentam custos maiores.
Assim, a ideia é cultivarmos alguns vegetais que costumamos consumir, dentro dos espaços que dispomos.
Aproveitando os Espaços
Caso você more em uma casa com um quintal bacana, reserve uma área para cultivar verduras, temperos e quem sabe, até algumas frutas.
Pés de Alecrim e Mexerica
Já no caso de você morar em uma casa menor, ou em um apartamento, use vasos! Hoje em dia, encontramos suportes, cuja proposta é sustentar hortas verticais, seu objetivo é o cultivo saudável, aliado ao melhor aproveitamento dos espaços.
Horta Vetical. Fonte: Cultivodahorta.com
Conexão com a Natureza
Não importa o formato de sua horta, se você vai plantar no chão, no vaso, ou em caixinhas de leite e pneus, que aliás são opções muito legais e sustentáveis! O importante é o contato que você terá com seu alimento. A troca de energia com a terra. O cuidado e o carinho que você vai ter com aquele ser vivo e a certeza que ele vai retribuir crescendo saudável e te oferecendo seus melhores frutos.
Se animou? Então mãos a obra!
Quem se animou e resolveu botar as mãos na massa, segue um passo a passo, com várias dicas legais:
1) O que iremos precisar:
Fonte: Casaedecor.constancezahn.com
2) Passo a passo:
Fonte: Casaedecor.constancezahn.com
1º Passo: Cubra o fundo do vaso ou jardineira plástica com argila expandida, que por absorver a água, preservará sua horta com a umidade ideal, nem seca e nem encharcada.
2º Passo: Cubra a argila expandida com a manta bidin (recorte a manta, para que ela fique do tamanho exato do seu vaso). Ela terá a função de filtro e preservará os nutrientes necessários para a sobrevivência das plantinhas.
3º Passo: Cubra 2/3 do vaso com terra orgânica.
4º Passo: Acerte o nível da terra no vaso, porém sem compactá-la demais.
5º Passo: Tire as mudas dos plásticos e as acomode no vaso, tomando o cuidado de manter mais ou menos a mesma distância entre elas. Cubra os torrões, sempre mantendo a terra fofa e as folhas descobertas.
Pronto! Agora é só colocar sua hortinha num lugar iluminado e bem ventilado. Lembre-se de adubá-la, regá-la, e fique atento às pragas. Em resumo, trate sua hortinha com amor! Tenha certeza que dela você só receberá amor também!